A secretária de Educação de Paranavaí, Adélia Paixão, compareceu nesta segunda, 17, na Câmara, para falar sobre as medidas adotadas pelo Comitê Municipal “Volta às Aulas”.
Segundo a secretária, desde a Resolução n.º 01/2020 do Governo do Paraná juntamente com o Conselho Estadual de Educação, o Município constituiu seu comitê de retorno as aulas, por meio do Decreto n.º 21.524, e realizou estudos para adoção de um protocolo rigoroso e seguro, com uma série de medidas para combater a disseminação da Covid-19 dentro das escolas.
“Após a publicação desta resolução do Estado, o prefeito solicitou que concluíssemos este protocolo e desse andamento ao que era necessário para a aquisição de todos os produtos e equipamentos necessários para garantir a proteção de todos, como a compra de álcool em gel, máscaras, face shield, barreiras de proteção em acrílico, tapetes sanitizantes, termômetros infravermelhos, entre outros, bem como fosse realizado o preparo da escola e a capacitação dos profissionais. [...] E em fevereiro deste ano iniciamos as aulas presenciais até o grupo Infantil 5, quando houve novamente o lockdown, e automaticamente a suspensão das aulas. [...] Mas neste período não constatamos nenhum surto dentro das escolas.”, disse Adélia.
Entre as medidas adotadas, o distanciamento das carteiras, o escalonamento das entradas e saídas, recreio somente para alimentação, refeitórios com distanciamento, a suspensão de eventos, transporte escolar com ocupação máxima de 50% e higienização reforçada, e ainda, a prorrogação para o segundo semestre ou para o momento oportuno, das aulas especiais como educação física, arte e inglês.
A secretária também explicou que a volta às aulas está sendo gradativa, e que no mês de maio, apenas alunos dos 5º e 4º anos retornarão. “Já estamos com as crianças dos 5º anos, e para a próxima semana retomaremos os 4º anos. Se durante o estudo, tudo ocorrer bem, a partir do mês de junho continuaremos com o escalonamento”, afirmou.
De acordo com o estudo “Cenário da Exclusão Escolar no Brasil”, realizado pela UNICEF, em parceria com o Cenpec Educação, mais de 5 milhões de alunos evadiram das escolas em meio a pandemia da Covid-19. Destes, 41% eram crianças de 0 a 10 anos, 27,8% de 11 a 14 anos e 31,2% de 15 a 17 anos. “Se pensarmos que esta etapa de atendimento, de 0 a 6 anos, já estava praticamente universalizada na maioria dos municípios do nosso país, é uma situação que nos leva a pensar que regredimos duas décadas de acesso à escola. No entanto, em Paranavaí não tivemos esta evasão escolar”, argumentou Adélia.
Após as explanações, os vereadores destacaram o empenho dos profissionais da educação do município, comemoraram a vacinação que começou a ser aplicada neste público, e parabenizaram todas as medidas adotadas para evitar a propagação do vírus da Covid-19, conforme protocolo adotado para garantir a segurança para a volta às aulas.