Em defesa das crianças e adolescentes, a vereadora professora Cida Gonçalves apresentou nesta segunda-feira, 3, projeto de lei que institui no calendário de Paranavaí, o "Maio Laranja”, mês de conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
“Embora dia 18 de maio seja o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data reservada à conscientização da sociedade e autoridades sobre a gravidade da violência sexual de meninos e meninas, planejamos oportunizar e ampliar tal discussão por um mês inteiro, reforçando assim, as ações, com palestras e demais ferramentas à prevenção destes crimes tão terríveis, que punem por uma vida toda nossas crianças e adolescentes", destacou a propositora.
De acordo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em 2019, dos 159 mil casos de denúncias feitas ao Disque 100 - Disque Direitos Humanos, 86,8 mil são de violações de direitos de crianças ou adolescentes, um aumento de quase 14% em relação a 2018.
Ainda, segundo levantamento realizado pelo Instituto Liberta, por meio de estudos com organizações da sociedade civil e dados governamentais, o Brasil é o segundo país com maior número de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes, ficando apenas atrás da Tailândia. Calcula-se que este tipo de exploração afeta 500 mil crianças e adolescentes por ano, no país.
"Como professora, mãe e cidadã, prezo infinitamente pela segurança e dignidade de nossas crianças e adolescentes, e pretendo colaborar em cada ação para protegê-los e dar melhores condições de um crescimento digno e saudável", argumentou professora Cida.