Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
Última Modificação: 16/03/2021 14:09:45 | Visualizada: 9 vezes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Reajuste
 
Vereadora reafirma legalidade do repasse de 4,52% ao salário dos servidores
 
12/03/2021
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sinserpar
Crédito:

A vereadora professora Cida Gonçalves apresentou na última sessão da Câmara Municipal de Paranavaí o Acordão n.º 293/2021 do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) que reconhece que os servidores têm direito “a recomposição inflacionária dos salários”. O tema tem suscitado dúvidas em razão da Lei Complementar n.º 173/2020, que veda aumentos salariais aos servidores por conta da situação de emergência que o país vive em razão da pandemia da Covid-19.
“Não estamos falando em aumento salarial, mas em recomposição das perdas provocadas pela inflação”, destacou a professora Cida.
Em fevereiro, Gonçalves e o vereador Roberto Picorelli (Pó Royal) requereram ao município a concessão da recomposição salarial aos servidores. Através de sua liderança na Casa, a resposta foi que o repasse estava vedado pela Lei Complementar n.º 173/2020. “Por isso, na última sessão, apresentei um parecer da Assessoria Jurídica do Sindicato dos Servidores, justificando a legalidade da recomposição inflacionária. Ademais, a portaria assinada pelo prefeito Carlos Henrique Rossato (Delegado KIQ), como presidente do CICA (Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental) autorizou o repasse de 4,52% referente ao IPCA aos servidores daquela instituição – Por que dois pesos e duas medidas? – e, para coroar, apresentei a decisão do Tribunal de Contas que diz que o repasse é legal”, explicou ela.
A professora Cida diz que a Administração Municipal está fazendo consultas antes de responder o requerimento. “Acho que não haveria necessidade de fazer a consulta, já que existe este acordão do Tribunal. Mas, tudo bem, o importante é fazer o repasse”, disse ela.

CONFIANTE – O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paranavaí (Sinserpar), Gabriel dos Santos Luiz, disse que está confiante de que haverá o repasse das perdas salariais. “Estamos otimistas. E a apresentação deste parecer do Tribunal apresentado pela professora Cida vem reforçar aquilo que vínhamos defendendo desde o ano passado: de que a reposição das perdas salariais, calculado pelo IPCA, é legal”, relatou.
Ele também manifestou agradecimento a Cida e Pó Royal pela postura deles em defesa da categoria na Câmara Municipal. “Eles estão defendendo os servidores, mas principalmente fazendo justiça. Como disse a professora Cida, na sessão de segunda-feira, muitos servidores estão necessitados. Eles precisam de um pouco de dignidade para sustentar a família, pagar seu aluguel. Alguns podem achar que 4,52% é pouco. Mas representa muito para quem ganha os menores salários”, ponderou.


 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Paranavaí avança na revisão do Plano Diretor com foco em crescimento sustentável e participação popular
» Vereador propõe curso de Gestão Pública para servidores em parceria com o IFPR
» CCJ avalia projetos sobre internet, funcionalismo e auxílio-alimentação
» Mobilidade urbana, segurança e bem-estar foram temas da sessão desta segunda
» Comissão de Obras discute projeto que propõe QR Codes em placas de obras públicas
» Comissão de Saúde aprova contas da gestão municipal de 2022 e 2023
VER TODAS