Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Pandemia Covid-19
 
Parlamentares manifestam necessidade de UBS para orientação e prescrição de medicamentos na fase inicial da Covid-19
 
10/03/2021
Fonte: Secom CMP
Crédito:

A pandemia da Covid-19 alcançou cenários inimagináveis e trouxe não só impactos na saúde, mas sociais, econômicos e políticos. Ao mesmo tempo, o mundo se mobilizou em busca da cura e da redução dos efeitos da doença.
Segundo dados do Painel Coronavírus Brasil, divulgado nesta quarta-feira, 10, pelo Ministério da Saúde, já foram registrados mais de 11.122.429 casos e 268.370 óbitos, desde o início da pandemia. Em Paranavaí, os números chegam a 5.506 casos confirmados e 77 mortes. 
Assim, para facilitar o tratamento de casos da Covid-19 em fase inicial e minimizar os efeitos desta doença, os vereadores Amarildo Costa, Antonio Valmir Trossini e José Galvão, solicitaram esta semana ao Executivo e à Secretaria da Saúde, a destinação de uma Unidade Básica de Saúde, UBS, para orientação e prescrição de medicamentos. “Em um ano, a forma de tratamento para pessoas positivadas pelo novo coronavírus é a mesma, ou seja, ainda não há tratamento. Os médicos prescrevem alguns remédios para sintomas e recomendam que o paciente fique em casa e procure atendimento médico somente se piorar. E o que se vê é que esta estratégia não funciona. Prova disso, é o aumento de internamentos no país”, explica Costa.
Segundo a proposição, a adoção do protocolo de tratamento precoce, como já realizado nos municípios de Porto Feliz/SP, Porto Seguro/BA, Rancho Queimado/SC, entre outros, inclusive na região noroeste do Paraná, mostra o controle e redução de internamentos. “Temos vários casos de sucesso, desde o ano passado, que, infelizmente, não são copiados. São diversos relatos, artigos científicos, matérias jornalísticas e depoimentos de diversos médicos, de renome nacional e internacional, que estão conseguindo, com remédios já conhecidos e de baixo custo, diminuir a carga viral nos primeiros dias de sintomas, evitando que a doença se agrave e evolua para um internamento em UTI”, assegura Amarildo.
Ainda no documento, os propositores argumentam que no final do mês passado foi publicada Nota Técnica 001/2021, assinada por quatro especialistas da área da saúde e baseada em evidências científicas que possibilitam a indicação de terapia farmacológica segura e eficaz para o novo coronavírus, documente este que foi compartilhado no site do Ministério Público Federal, em Goiás. “Este estudo traz evidências científicas que o uso de medicamentos na fase inicial da doença traz resultados positivos. Temos certeza, que nossa proposta vai ajudar muito nosso Município”, finalizam os autores da indicação.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Informação - Período Eleitoral
» Informação - Período Eleitoral
» Vereadora tem mais uma indicação atendida
» Vereadora tem pedido atendido pela Ditran
» Centro do Autista ganha nome de Ubiratan Ângelo Fernandes
» Vereadora pede solução para fios soltos em vias públicas
VER TODAS