O vereador Antonio Alves participou na sexta-feira, 25, em Umuarama, da reunião com prefeitos e secretários municipais de saúde sobre a instalação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência, SAMU, na região.
A reunião foi para debater com os membros do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná, CIUENP, responsável pela administração dos serviços, a questão da mudança do estatuto para a realização de concurso público na contratação de 370 profissionais como médicos, paramédicos, socorristas, coordenadores, motoristas e auxiliares de almoxarifado.
A previsão do concurso é para o inicio de fevereiro e do funcionamento, para o segundo semestre do ano.
O programa que abrangerá 85 municípios integrantes das regiões de Paranavaí, Campo Mourão, Cianorte e Umuarama será especializado no atendimento de emergências clínicas, obstetrícias, pediátricas e psiquiátricas, funcionando 24 horas através do telefone 192. “A central da Samu, que ficará em Umuarama deterá autonomia para autorizar o deslocamento das ambulâncias. Assim só poderá se deslocar por intermédio do médico regulador, o qual ficará na base por 24 horas. Dentro deste panorama uma ambulância alocada em Paranavaí poderá sair para atendimento de cidades vizinhas, bem como as outras bases também poderão estar atendendo Paranavaí. Um programa que deverá interligar toda a região devendo atender mais de um milhão de habitantes, segundo informações.
O consórcio disponibilizará de 20 ambulâncias de suporte básico que custará mensalmente 12.500,00 e quatro de suporte avançado no valor de R$ 27.500,00 mensais. E para os municípios o serviço custará o valor equivalente a R$ 0,50 por habitante. Já as cidades que forem sede base, como é o caso de Paranavaí, também manterão as estruturas físicas, as quais devem disponibilizar de garagem para ambulância, documentação do veículo e seguro, alojamento para equipe técnica, refeitório, e um lavador especial para efetuar a higienização das ambulâncias, devido ao material ter de ser direcionado diretamente para a rede de esgoto.
O prefeito Rogério Lorenzetti votou favorável a mudança do estatuto. Porém alguns prefeitos da região da Associação dos Municípios da Região de Entre Rios, Amerios, se absteram tendo em vista que muitos assumiram as cadeiras do Executivo agora e requerem mais informações. Fato este que segundo Alves, pode prejudicar o bom andamento das negociações.
Também participaram o deputado federal Zeca Dirceu, o deputado estadual Fernando Scanavacca, e o coordenador do Samu no Paraná, Vinícius Filipack.