Após reclamações de alguns moradores do Jardim Santos Dumont sobre as condições da sede da Associação de Moradores, os vereadores Antonio Alves e Claudemir Barini (Irmão Barini) estiveram no local para analisar os fatos narrados.
“Constatamos que realmente a associação se encontra inadequada para uso, bem como, ao seu redor, devido ao matagal e a obra abandonada com andaimes externos que causam riscos aos moradores”, explica Alves.
Segundo os vereadores, a Associação de Moradores do Jardim Santos Dumont no passado já foi considerada um exemplo para a comunidade e hoje está abandonada. “Diante de tanta precariedade como representantes direto da população não podemos ficar calados. Precisamos que nossas crianças, jovens e idosos tenham um local apropriado para lazer com a prática de esportes, escolas de música e até mesmo para levar palestras de interesse aos moradores locais”, argumenta Alves.
Seo Pedro de Oliveira já participou de várias atividades na associação, mas diz que atualmente há a necessidade da recuperação para voltar a ser palco de novos projetos para a comunidade. Paulo César da Silva concorda: “Precisamos que todos juntos ajudem a melhor desta entidade”, diz.
As associações de moradores é uma preocupação dos vereadores porque muitas estão abandonadas e sem eleição há anos.
De acordo com Barini, a Câmara enviará ofício ao Poder Executivo, através da secretaria de Assistência Social, no qual solicitará um levantamento de todas as associações de moradores existentes no município, para que, em conjunto, e somando os esforços possam regularizar e atender a todos os moradores de Paranavaí.
Nesta semana, representantes do Legislativo já haviam se comprometido em realizar reunião com os presidentes das associações de moradores e o Poder Executivo em busca de solucionar os problemas das entidades.