Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Educação
 
Educadores dos Censes pedem apoio aos vereadores
 
10/01/2013
Fonte: Assessoria Câmara
Crédito:

Na última terça-feira (8) à tarde, os vereadores Antonio Alves e Zenaide Borges receberam no gabinete da presidência da Câmara Municipal de Paranavaí a visita da Comissão dos Professores Paranaenses da Socioeducação do Paraná.
A comissão representa os profissionais da educação formal que atuam nos Centros de Socioeducação do Paraná (Censes), e que recentemente estiveram em Paranavaí para o I Encontro da Educação Formal na Socioeducação Paranaense, no qual participaram de dois dias de cursos de formação, estudos e pesquisas científicas na Socioeducação.
Durante a visita, a comissão explicou os problemas enfrentados pelos jovens infratores, principalmente quando retornam aos seus lares após medida socioeducativa. “Estes adolescentes têm toda a assistência no processo de internação, tratamento médico, odontológico, psicólogo, ensino, entre outros, e quando eles voltam para casa acabam se perdendo pela falta de apoio. Que sociedade a gente espera se não prepararmos estes jovens que estão ai?”, argumentou a professora Sandra Tais Ferreira.
Segundo os membros da Comissão, a reincidência desses jovens ainda é alta por falta de políticas públicas. “Existe a necessidade de ter instituições em todas as esferas (Federal, Estadual e Municipal) para realizar o trabalho de conscientização e assistir o adolescente que está saindo de uma medida socioeducativa, especialmente quanto à questão de profissionalizar este jovem para o mercado de trabalho”, disse a professora Noêmia Farinha.
Jovens que sofreram algum desvio de conduta e foram apreendidos são encaminhados para os Censes, que têm a função de reeducar, e após o julgamento do juiz, se forem condenados, vão para internação e podem ficar em um período máximo de 3 anos. O Estado do Paraná possui atualmente 18 Censes.
No próximo dia 29 de janeiro, esta comissão participa de uma reunião com o secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, e a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Bernardi Vieira Richa para dialogar a pauta e o projeto de atendimento do Programa de Educação nas Unidades de Socioeducação (Proeduse).
Os vereadores Alves e Zenaide, consolidaram o seu apoio e elogiaram a organização da comissão realizada pelos profissionais. “O cuidado destes jovens é dever dos entes federativos. Existe a preocupação da prevenção, de oferecer atividades para que estes adolescentes fiquem menos tempo ociosos. Estamos empenhados em buscar políticas públicas para a prevenção desses infratores porque muitos voltam a fazer parte deste mundo por falta de opção”, explicou Alves. 
Participaram da reunião os professores Sandra Tais Gomes Ferreira (representante de Paranavaí, Maringá, Campo Mourão, e Umuarama); Noêmia Farinha e Miguel Amadeu (Curitiba, região Metropolitana e Ponta Grossa); Janaina Arenas e Cláudio Auer (Cascavel, Toledo, Pato Branco, Foz do Iguaçu e Laranjeiras do Sul).

 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Informação - Período Eleitoral
» Informação - Período Eleitoral
» Vereadora tem mais uma indicação atendida
» Vereadora tem pedido atendido pela Ditran
» Centro do Autista ganha nome de Ubiratan Ângelo Fernandes
» Vereadora pede solução para fios soltos em vias públicas
VER TODAS