“Divido essa honraria, especialmente com todos meus familiares, que sempre estiveram ao meu lado, com os quais dividi minhas angústias, realizações e conquistas”, disse o homenageado
A noite desta última segunda-feira, 25, foi de homenagem na Câmara de Paranavaí. De pé, sob aplausos dos amigos, familiares e autoridades, o advogado Anderson Donizete dos Santos recebeu a mais alta honraria, o Título de Cidadania Honorária. “Quando propus esta homenagem a este valoroso cidadão, foi com grande alegria e contentamento que a fiz, pois não é mais de que um reconhecimento de sua trajetória digna [...] Quando encontramos pessoas como você, que por meio de sua função como presidente da OAB Subseção de Paranavaí desenvolveu projetos sociais em escolas de bairros carentes, ajudando as crianças que necessitavam, consegui notar em seu olhar que isso foi uma realização. [...] Usar seu conhecimento em prol dos mais carentes ou daqueles que o procuram foi o principal motivo que me fez conceder tal honraria”, explicou a propositora, vereadora Zenaide Borges.
Representando o Poder Executivo, o procurador geral do Município Benjamin Marçal Costa parabenizou o homenageado por sua atuação. “Esta é uma homenagem merecida a um colega advogado, e não a qualquer advogado. Um ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil da Subseção de Paranavaí. Conheço pouco de sua história e o pouco que conheço sei das suas lutas e dificuldades, na qual partilho das suas vitórias e conquistas. [...] Agradeço a você pelos feitos como advogado”, disse.
A presidente da OAB Subseção de Paranavaí, a advogada Célia Zanatta também prestou elogios ao amigo de trabalho e enalteceu sua trajetória e sua participação efetiva em prol das causas sociais. “O que assistimos essa noite não é uma mera homenagem, mas um ato de justiça, de legítimo reconhecimento a um cidadão que se dedica ao seu semelhante. [...] a capacidade do doutor Anderson de ver a necessidade do próximo é excepcional, [...] sua sensibilidade para, por meio do Direito, criar ferramentas para beneficiar o coletivo. [...] você honra a nossa classe, pela sua retidão de caráter, pela sua vida ilibada, pelo seu notório saber e por defender, incansavelmente, as nossas prerrogativas”, proferiu.
Após a entrega da honraria, o mais novo cidadão honorário subiu a tribuna para expressar sua gratidão. “Sinto-me imensamente honrado e feliz por estar aqui, recebendo este título [...] cidade que tenho um grande amor e carinho. Receber esta honraria é motivo de alegria e satisfação [...] Divido essa honraria, especialmente com todos meus familiares, que sempre estiveram ao meu lado, com os quais dividi minhas angústias, realizações e conquistas [...] agradeço por entenderem e me apoiarem sempre que me ausentei em virtude dos inúmeros trabalhos realizados à frente da OAB”, referindo-se ao incentivo recebido da esposa Grace, dos filhos Luiz Antonio e Luiza Maria, dos pais Antonio e Doraci e dos irmãos.
Depois estendeu seus agradecimentos aos colegas advogados por terem escolhido e colaborado durante sua gestão como presidente da Subseção de Paranavaí. Finalizou suas palavras com a promessa: “a esta cidade dei e continuarei dando o meu empenho e a minha eterna dedicação. Se tudo isto significar cidadania, com muito orgulho proclamo a todos: sou cidadão de Paranavaí. Muito obrigado”.
Trajetória
Anderson Donizete dos Santos nasceu em 15 de setembro de 1973, na cidade vizinha de Alto Paraná. É o primogênito do casal Doraci dos Santos e Antônio Correia dos Santos.
Mudou-se para Paranavaí em 1980, onde estudou o ensino fundamental e médio na Escola Curitiba e Fundação Bradesco.
Trabalhou no Fórum Estadual de Paranavaí na Primeira Vara Criminal da Comarca de 1994 até 1997.
Em 22 de maio de 1998 casou-se com Grace Aparecida Fiorio dos Santos com quem tem dois filhos: Luiz Antônio Fiorio dos Santos e Luiza Maria Fiorio dos Santos.
É bacharel em Direito pela Universidade Paranaense, Unipar Câmpus Paranavaí. No mesmo ano da colação, passou no primeiro exame da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, e prestou compromisso como advogado, profissão que exerce desde 2001, com experiência em Direitos Difusos e Coletivos, Direito Empresarial, Direito do Trabalho, Direito Penal e Direito de Família.
Possui mestrado em Ciências Jurídicas com ênfase em “Direitos da Personalidade e seu alcance na contemporaneidade”, por meio do Programa de pós-graduação stricto sensu da Unicesumar, em Maringá.
Desde março de 2015 é professor adjunto de Direitos Difusos e Coletivos e de Prática Jurídica Processual Trabalhista e Processual Penal na Unipar de Paranavaí. É um dos idealizadores do Simpósio Jurídico de Paranavaí, considerado o maior evento da área no município.
Ao longo da sua carreira jurídica também ocupou diversos cargos eletivos na OAB Subseção de Paranavaí. Foi conselheiro de 2007 a 2009, secretário geral de 2010 a 2012 e presidente da OAB por duas legislaturas, de 2013 a 2015 e 2016 a 2018.
Atualmente é conselheiro Estadual da OAB Seccional do Estado do Paraná, gestão 2019/2021; membro da Comissão de Acompanhamento Legislativo do Conselho Seccional do Estado do Paraná; membro da Comissão Especial de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e presidente da Comissão de Análise e Sugestões Direcionadas ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
Na época em que esteve à frente da OAB Subseção de Paranavaí realizou inúmeras benfeitorias e ações. Foi o responsável pela revitalização da sede e do Anfiteatro Doutor Itacir Biazus, construiu o Espaço de Convivência dos Advogados de Paranavaí, e desenvolveu projetos sociais e de cidadania, como: OAB vai à escola, que ganhou repercussão em nível estadual; Movimento Eleições Limpas da OAB e Comitê 9840 de Combate à Corrupção Eleitoral.