Em atendimento ao requerimento apresentado pelos vereadores Leônidas Fávero Neto, Luiz Aparecido da Silva (Mancha), José Galvão, Milton Hipólito dos Santos Filho e Cláudio Sabino, o presidente da Fundação Cultural, Rafael Torrente compareceu à Câmara nesta semana para prestar esclarecimentos sobre sua pasta.
Entre os assuntos: a reforma do Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, que deve ser licitada até o inicio de 2020; a troca do telhado e forração da Casa da Cultura que está em andamento; a construção do futuro Centro Municipal de Eventos Culturais, próximo ao Centro Cívico, que abrigará as escolas de música, dança e artes cênicas e a realização de projetos de lazer e cultura para a população.
Durante sua explanação, Rafael disse que dos 25 projetos inscritos no Edital de Apoio à Cultura, apenas sete foram contemplados. “Muitas vezes o artista tem dificuldade de colocar no papel e formalizá-lo da forma que o edital solicita. Devido a isto, vamos montar uma incubadora de projetos, para auxiliá-los”, explicou.
O secretário também falou do empenho e dos preparativos para o Festival de Música e Poesia de Paranavaí, o Femup, um dos mais antigos e importantes festivais do país, e de um novo projeto que deve ser colocado em prática: a realização de oficinas e apresentações nas praças do município, uma sugestão do parlamentar Leônidas. “O objetivo é atender nove praças da cidade, proporcionando lazer às comunidades. O evento será realizado sempre no último sábado do mês, com oficinas a tarde e uma apresentação artística no final”,
Na oportunidade, Miltão agradeceu a presença do secretário e Fávero Neto, apontou mudanças significativas que estão acontecendo na pasta como a profissionalização da cultura e ressaltou a importância da participação da iniciativa privada nos projetos da Fundação Cultural.