A Câmara Municipal de Paranavaí realizou no último dia 3, no Palácio Legislativo Vivaldo de Oliveira, antes da reunião ordinária, sessão solene para entrega dos títulos de Cidadania Honorária de Paranavaí a Manoel Francisco da Silva Braga e ao cardiologista Francisco Gregori Júnior.
A cerimônia atendeu as proposituras dos vereadores Nivaldo Mazzin e Gil Júlio aprovadas por unanimidade pelos parlamentares da Casa de Leis.
O prefeito Rogério Lorenzetti não pôde comparecer, mas foi representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Joaquim Aurélio da Conceição (Shiroff) que parabenizou os vereadores pelo trabalho feito em prol da cidade e falou que os parlamentares têm sabido reconhecer aqueles que realmente trabalham pela cidade.
Mazzin saudou os participantes da sessão solene ressaltando que Manoel Braga fez muito pelo turismo e pela agropecuária de Paranavaí. “A simplicidade e o respeito que sempre teve com as pessoas são características marcantes do nosso homenageado. O vereador só pode conceder um título de cidadania por mandato e por ironia do destino, lendo o currículo do nosso homenageado, descobri que ele nasceu na cidade vizinha que nasci”, disse o autor da proposição.
O presidente da Câmara ainda revelou que a homenagem também foi um pedido do ex-prefeito Deusdete Ferreira de Cerqueira. “É motivo de muita alegria. Primeiro porque estou saindo da vida eletiva e em segundo porque este é o último título que estou concedendo. Ao longo da história de Paranavaí foram feitas apenas 72 homenagens e nunca é tarde para homenagear as pessoas em vida. A homenagem a Braga é mais que justa, é merecedora”, finalizou.
O filho de Manoel, José Paulo, também usou da palavra e fez um discurso emocionante sobre a vida do pai. Ele também parabenizou os vereadores pela homenagem concedida ao seu pai.
Já Manoel Braga fez um breve discurso, agradecendo Mazzin, Deusdete e a família.
Depois foi a vez de Gil Júlio cumprimentar o cardiologista Francisco Gregori Júnior. “É com grata satisfação que chego ao fim deste mandato como vereador de Paranavaí, onde a vida me deu a oportunidade de conhecer pessoas e desfrutar de agradáveis companhias. E você foi sem dúvida uma dessas pessoas. Recordamos com admiração a sua pessoa, a sua equipe e a todos do Hospital João de Freitas que sempre nos recebeu com respeito e consideração”, proferiu o autor da proposição.
Gil lembrou ainda que durante o período que permaneceu na Secretaria Municipal de Saúde Gregori Júnior sempre foi prestativo. “Ele sempre nos atendeu com destreza, desprendimento, humanidade, profissionalismo e ética, mesmo sem nos conhecer pessoalmente, e após conhecê-lo nunca se recusou pelo menos a orientar que caminho tomar. Descobri habilidades e qualidades que vão além do seu gabaritado currículo”, acrescentou o vereador.
Já como o mais novo cidadão paranavaiense, o cardiologista Gregori Júnior agradeceu a Câmara Municipal, amigos de trabalho, pacientes e a família.
“Esta honraria que recebo se deve a uma equipe que construímos ao longo de 37 anos e há mais de 10 anos atua no Hospital João de Freitas, em Arapongas, onde já realizou mais de 30 mil cirurgias. Só em Paranavaí e região são mais de mil. Deixar a grandeza de lado e valorizar o paciente do SUS para ter resultados e realizar um serviço bem feito é essencial. A atenção com o paciente, seja ele pobre ou rico, é fundamental para que você transforme números em pacientes e não pacientes em números. Gostaria de atender mais porque 40% ainda não chegam a nós para operarmos a tempo. Deixo a porta aberta do nosso serviço para que a Secretaria de Saúde permita atendermos os pacientes desta região. Obrigado pela homenagem e jamais vou esquecer este momento tão emocionante”, finalizou o cardiologista.
Manoel Francisco da Silva Braga
Nascido em 10 de outubro de 1922, na cidade de Casa Nova, Estado da Bahia, Manoel é filho de Maurício José Braga e Marcolina da Costa Braga, ambos já falecidos. Estudou e passou a infância no interior da Bahia. No final da adolescência foi morar em Tupã, Estado de São Paulo, cidade onde conheceu e casou-se com Joanna Pereira Braga com quem teve sete filhos: Marilene, José Paulo, Maria Lúcia, Ana Catarina, Marcos Pedro, Ângela Maria e Maria Cristina, que lhe renderam 14 netos e três bisnetos. Chegou a cidade de Paranavaí em 1951 e logo passou a contribuir com o desenvolvimento da cidade. Montou a empresa de ônibus Viação Estrela do Norte/Marazul e também a Cafeeira Bragantina. De 56 a 66 morou em Santo Anastácio, Estado de São Paulo, cidade onde exerceu por dois mandatos o cargo de vereador. Voltou a morar em Paranavaí em 1966.
Ao ficar viúvo, casou-se pela segunda vez com Santa Tavore Braga.
Como pioneiro de Paranavaí, ajudou no fortalecimento e desenvolvimento da cidade.
Aos 90 anos de vida continua firme na sua lida como agropecuarista.
Francisco Gregori Júnior
Nasceu no dia 10 de dezembro de 1947, em Bocaina, Estado de São Paulo. É filho de Francisco Gregori e Maria Dolores Gregori. Estudou o ensino fundamental em sua cidade natal no Ginásio Estadual Capitão Henrique Montenegro e o ensino médio no Instituto de Educação Caetano Lourenço de Camargo, em Jaú e no Instituto de Educação Moura Lacerda, em Ribeirão Preto. Em 1971, formou-se pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Fez residência de Cirurgia Geral e Cirurgia Cardíaca por quatro anos no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Mestrado em Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Doutorado em Cirurgia Cardiovascular pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo.
Tem cinco filhos: Fernanda, Renata, Alessandro, Francisco e George e cinco netos.
É casado com a médica Thelma Eliza Ferreira Gregori.
Na área da medicina é criador do anel de Gregori para plástica da valva mitral e também da prótese Braile-Gregori. É autor também de sete técnicas inéditas em cirurgia de válvulas cardíacas; professor associado; chefe da disciplina de Cirurgia Cardíaca da Faculdade de Medicina da UEL; membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular; membro associado da Sociedade Européia de Cirurgia Cardiovascular e membro titular da Academia Paranaense de Medicina.
É autor de três teses em cirurgia cardíaca e 17 capítulos de livros. Já publicou 60 trabalhos em revistas nacionais e internacionais e apresentou cerca de 200 trabalhos em congressos no mundo.
Foi premiado em quatro trabalhos científicos apresentados em congressos nacionais, e ao longo da carreira já realizou mais de 30 mil cirurgias cardíacas com sua equipe, sendo a maior experiência latino-americana na área da reconstrução de valvas cardíacas.
Pelo seu desempenho e destaque na área da medicina coleciona homenagens e condecorações. Recebeu a Comenda Ouro Verde pela Câmara Municipal de Londrina; título de Cidadão Honorário da Câmara de Bocaina; homenagem do Rotary Club de Londrina e o título “Bicho do Paraná”, em 1993 pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC). Também foi agraciado com o Prêmio Destaque Paraná em 2000 e 2002, na área de medicina pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). E mais recentemente foi homenageado pelos alunos da Faculdade de Medicina da UEL, fundada em 2009, que deu a Associação Atlética Acadêmica, órgão representativo dos alunos de medicina seu nome, Associação Atlética Acadêmica Francisco Gregori Jr.