A Câmara Municipal de Paranavaí recebeu nesta quinta-feira, 28, o 1º Ciclo de Capacitação para a Cidadania, promovido pela União de Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar), o Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade) e a Assembleia Legislativa do Estado.
Dentre as temáticas abordadas: novo conceito de gestão eficiente, valorização do legislativo, mobilidade urbana, gestão de resíduos sólidos, fundo partidário, campanha e fundo eleitoral, reforma política, coligações, virtualização da política, entre outros.
As palestras foram ministradas pelo presidente da Uvepar, Júlio Makuch; o engenheiro civil Diego Sanches; pelo presidente do Iprade, Móises Pessuti; e o advogado Anderson Alarcon.
O ciclo contou ainda com a participação do Ministério Público do Estado do Paraná, no qual o promotor Francisco Ilídio Hernandes Lopes explanou sobre fiscalização e investigação e expôs estudos de casos que realizou ao longo da sua carreira para melhor elucidar a compreensão.
Segundo Macuch, o objetivo deste evento é expandir a capacitação para o interior paranaense, fomentando a discussão de temas de interesse público e comum, essenciais para o desenvolvimento da cidadania e democracia brasileira, impactando ao menos mil pessoas, entre líderes, autoridades, legisladores e gestores municipais, além da comunidade em geral.
Já foram realizadas palestras nas cidades de Guarapuava, Nova Esperança, Paranavaí, e estão confirmados os municípios de Balsa Nova, Santo Antônio da Platina, Campo Mourão, Santo Antônio do Sudoeste, Castro e Cascavel.
Neste ciclo em Paranavaí, participaram também pessoas de Tamboara, Diamante do Norte, Rosana, Nova Aliança do Ivaí, São Carlos do Ivaí, Guairaçá, Alto Paraná, Santa Mônica e Maringá.