Na última segunda-feira (9), à noite, durante sessão solene e pública, a Câmara Municipal de Paranavaí realizou a outorga do título de Cidadão Honorário Paranavaiense ao padre Adão Dias Martins.
A homenagem instituída pelo Decreto Legislativo 03/2012 é de autoria do vereador Odair Xavier Amâncio e foi acolhida por unanimidade pelos vereadores.
Em seu discurso, Odair destacou o trabalho desenvolvido pelo padre na Comunidade Católica Emanuel (CCE). “Presidente e grande incentivador da Comunidade, padre Adão realiza um trabalho incansável e admirável no resgate de vidas do mundo das drogas, juntamente com o voluntariado. Um homem que se dedica as causas alheias e se doa por amor a nossa cidade. Até hoje, muitos dos que procuraram ajuda na Comunidade Católica Emanuel se recuperaram. Só tenho a agradecer a Deus por me dar discernimento de homenagear um homem que faz tanto por estas famílias perdidas no mundo”, explicou o vereador.
Momentos emocionantes foram os testemunhos de vida de Wellington Duszeiko e Márcio Luiz Miguel, que já passaram pela comunidade e hoje estão recuperados e levam uma vida normal. “Por circunstâncias da vida me aproximei do álcool e das drogas. Em 2009 meu pai me procurou e pediu para que eu fosse para a Comunidade Emanuel. Fiz o tratamento e neste intervalo padre Adão me convidou para fazer parte da equipe. Resgatei a dignidade, o respeito e hoje minha família deita, dorme e sorri de verdade. Tenho muito orgulho de dizer que sou um dependente químico em recuperação e que a comunidade me ajudou muito”, confessou Márcio Luiz Miguel.
Wellington Duszeiko, ex-dependente químico também deu seu testemunho. “Com 10 anos de idade eu comecei a usar drogas, sai de casa, vendi entorpecentes e quando até minha família disse que eu não tinha mais jeito, o padre Adão me acolheu. Além de tirar do vício das drogas, padre Adão oferece amor e carinho aos dependentes. Não precisamos só de casa de recuperação, nós precisamos de pessoas dispostas a ajudar com amor e carinho os jovens de hoje, que estão perdidos”, afirmou Duszeiko.
A secretária de Educação, Aparecida Gonçalves, também esteve na cerimônia e se pronunciou em nome do Executivo Municipal. “O trabalho que o padre faz em Paranavaí é de extrema relevância, sobretudo aos jovens. Um trabalho árduo, difícil, que poucos têm coragem de assumir e a semente que ele lançou já está frutificando. O senhor através da fé, da esperança e com a ajuda de Deus tem conquistado multidões”, disse a secretária.
Padre Adão agradeceu o reconhecimento de seu trabalho e da Comunidade Católica Emanuel que tem como objetivo a prevenção, a evangelização e o combate às drogas. “Sinto-me feliz por ver que nossa sociedade reconhece a presença desta entidade, sua diferença na luta pela vida e pela sobriedade. Reconhece também meus trabalhos à frente desta entidade, muito embora eu já saiba do valor da CCE por causa
das vossas atitudes e apoio diante de nossas necessidades em nosso cotidiano. Obrigado a todos vocês que hoje comigo prestigiam este evento. Ao me homenagear vocês homenageiam todos os membros que formam a CCE, que trabalham nos bastidores para que a dinâmica do trabalho aconteça”, explanou o homenageado.
Perfil do Homenageado
Adão Dias Martins nasceu no dia 06 de outubro de 1975, na cidade de Japurá, Estado do Paraná. É filho de João de Deus Cabrera Martins e Idalina Dias Martins.
Estudou o ensino fundamental e médio no Colégio Estadual Silvio Vidal e aos 18 anos iniciou seus estudos no seminário em Paranavaí. Depois, para dar sequência aos estudos, morou por quatro anos nas cidades de Umuarama e Londrina.
Foi ordenado sacerdote em 07 de dezembro de 2002, por Dom Rubens de Souza Espínola.
Em 12 de outubro de 2003 foi empossado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Ipê, onde iniciou relevante trabalho que culminou com a fundação da Comunidade Católica Emanuel, em junho de 2005 e sua primeira casa inaugurada em 11 de junho de 2006.
A Comunidade Católica Emanuel, “por uma vida sem males”, é uma entidade terapêutica que trabalha na reabilitação de adolescentes, jovens e adultos, dependentes do álcool e de drogas químicas que buscam apoio para recomeçar a vida. É uma obra da Igreja Diocesana de Paranavaí mantida com doações, campanhas, porcentagem do dízimo da paróquia, subvenção da prefeitura de Paranavaí e conta com o trabalho incansável de uma grande equipe.
Atualmente a Comunidade Católica Emanuel possui quatro casas de apoio: a Recanto Divina Providência, localizada no município de Nova Aliança do Ivaí; a Recanto Bom Pastor, situada na cidade de Tamboara; e a Recanto Dom Bosco e Recanto Mãe da Igreja, localizadas em Paranavaí. A capacidade máxima de atendimento é de sessenta pessoas.