O sistema controla a distribuição dos tempos e uso dos microfones, de maneira que podemos conciliar o período de pronunciamento dos vereadores e otimizar as reuniões”, afirmou Mazzin.
A Câmara de Vereadores de Paranavaí inovou e inaugurou nesta segunda-feira (9), à noite, na 22ª reunião ordinária, sistema automatizado de gerenciamento de áudio.
O sistema de gerenciamento tem como objetivo controlar o tempo de pronunciamento dos vereadores durante as discussões e votações de proposições e também das explicações pessoais. “Estamos adquirindo esse equipamento mais moderno e eficiente que permite ao presidente autonomia para controlar da própria mesa os microfones, além do sistema gravar e arquivar o áudio individualmente. Muitas Câmaras da mesma proporção já possuem como Umuarama e Campo Mourão. Além do mais, é uma ferramenta que oferece melhores condições de trabalho”, explicou o diretor Geral, José Edegar Pereira.
O sistema é composto por um microcomputador, um software gerenciador e na mesa do presidente da Câmara há um monitor touch screen, onde é possível fazer o gerenciamento dos microfones. Também há um painel que exibe ao público presente na reunião a foto do vereador que está fazendo o pronunciamento e ao mesmo tempo, faz a contagem progressiva ou regressiva de tempo.
Para o presidente da Câmara, vereador Nivaldo Mazzin, o sistema ajudará no andamento dos trabalhos legislativos. “O Regimento Interno da Casa estipula o tempo de pronunciamento do vereador. E este tempo tem que ser respeitado, independente se ele cedeu aparte a outro. O sistema controla a distribuição dos tempos e uso dos microfones, de maneira que podemos conciliar o período de pronunciamento dos vereadores e otimizar as reuniões”, afirmou Mazzin.
A Câmara também estuda a possibilidade de instalar o painel eletrônico de votação, mais uma ferramenta de transparência dos trabalhos legislativos.