Funcionamento do Legislativo |
O Processo Legislativo |
O processo legislativo é baseado nas leis, ou seja, normas que regem a vida das pessoas que vivem em uma sociedade. Estas leis são criadas para serem exercidas por toda a população, definindo os limites da liberdade de cada cidadão.
Todo projeto pode ser transformado em lei? Antes de ser aprovada pela Câmara de Vereadores, a lei recebe o nome de projeto e vale apenas como uma sugestão, que pode ou não ser transformada em lei. Para poder tramitar e ser aprovada pelos vereadores, essa proposição deve atender ao interesse coletivo; obedecer aos princípios constitucionais da moralidade e da legalidade e estar em acordo com os recursos orçamentários disponíveis.
Hierarquia das Leis No Brasil, a lei suprema, ou seja, a maior do país é a Constituição Federal, promulgada em 1988, pelo então presidente Artur da Costa e Silva. Emenda Constitucional: alteram parte da Constituição Federal, para corrigir falhas ou adaptar a realidade do país. Para fazer esta mudança é necessário criar uma lei própria que só pode ser proposta: Leis complementares: são leis utilizadas para regulamentar algum dispositivo da Constituição. Devem ser aprovadas pela maioria absoluta das duas casas do Congresso. Leis ordinárias: são atos normativos criados pelo Legislativo que não modificam a Constituição. Devem ser aprovadas mediante a votação de maioria simples (50% + 1 dos presentes). Leis delegadas: são leis criadas pelo presidente da República, por delegação do Congresso, por meio de resolução que define conteúdo e alcance. Decretos legislativos: são leis definidas pelos componentes do Congresso Nacional, ou seja, deputados federais e senadores e que não precisam passar nas mãos do presidente para serem sancionadas. Resoluções: atos particulares do Congresso Nacional ou do Senado Federal que não dependem da sanção do presidente. Mas você sabe como funcionam as Câmaras Municipais e como é criado uma lei no seu município?
|
Outros Artigos |
» Trâmite Legislativo |
VER TODOS |