Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X

Vereador.

 
Zenaide Borges

Mandato: 2021 - 2024

Cargo: Vereadora

E-mail: zenaide.borges@cmparanavai.pr.gov.br

Nome: Zenaide Rosa Borges
Data de Nascimento: 18/10/1961
Naturalidade: Paranavaí - PR
Grau de instrução: Médio 
Profissão: Servidora Pública Municipal
Partido: PP (Partido Progressistas)
Votações: 1.330 votos (3,11%) em 2020; 2.011 votos (4,41%) em 2016 e 2.413 votos (5,19%) em 2012
Legislaturas: 2013/2016, 2017/2020 e 2021/2024
Gabinete: 8
Telefone: (44) 3421-4200 – Ramal 228

 

Empossada em 06/12/2021

 
 
 PROPOSIÇÕES 2021 - 2024@
Requerimento 053/2024
Moção de Pesar 018/2024
Moção de Pesar 017/2024
Moção de Pesar 016/2024
Moção de Pesar 015/2024
Moção de Pesar 014/2024
Indicação 103/2024
Indicação 102/2024
Requerimento 041/2024
Indicação 091/2024
Requerimentos

Requer ao Prefeito Municipal, para que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, dados relativos à atual fila de espera de pacientes da rede municipal de saúde por cirurgias eletivas, detalhando-os conforme os questionamentos elencados.

Requer ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, relativamente ao cumprimento do Art. 3º da Lei nº 5.362/2024, que institui no Município de Paranavaí o direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista a utilizar as vagas de estacionamento aberto ao público, localizadas em logradouros ou estacionamentos de uso público ou privado de uso coletivo.

Requerem ao Chefe do Poder Executivo, informações de como está o andamento do processo licitatório para exploração do serviço de transporte coletivo em nosso município.

Requer ao Chefe do Poder Executivo, informações para fins de esclarecimento público, se há estudos e previsão para o início das obras de remoção das 04 (quatro) rotatórias localizadas na Avenida Distrito Federal, entre as Ruas Pernambuco e António Felipe na região central da cidade, com a posterior instalação de semáforos naqueles locais, e, em caso positivo, decline a data prevista para essas obras, em caso negativo, decline os motivos.

Requerem ao Chefe do Poder Executivo e sua Secretaria competente, informações e esclarecimentos acerca do andamento das obras na Estrada Cristo Rei.

Requer ao Chefe do Poder Executivo, informações, para fins de esclarecimento público, relativamente às farmácias municipais situadas no Município de Paranavaí, se atualmente há falta de medicamentos, sobre tudo em relação aos fármacos de uso contínuo distribuídos na rede pública de saúde, vez que vários munícipes relataram não encontrar medicamentos desse tipo nas respectivas farmácias, e, em caso positivo, decline os motivos, assim como também, as ações que a Municipalidade tem adotado para resolver o problema.

Requerem ao Chefe do Poder Executivo e sua Secretaria competente, se existe estudos acerca da possibilidade de instalação de semáforo para pedestres em frente à UBS central, na Rua Ceará.

Requerem ao Chefe do Poder Executivo, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, os motivos pelos quais a execução do contrato destinado às obras de reforma do Terminal Rodoviário Aguilar Selhorst, encontram-se paradas, bem como, informe quais foram as penalidades impostas pelo Poder Executivo à empresa responsável pelas obras em questão, por ocasião da inexecução total do contrato.

Requerem à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Paranavaí, a constituição de Comissão Especial de Estudo denominada Frente Parlamentar Contra o Aborto e em Defesa da Vida.

Requerem ao Chefe do Poder Executivo e sua Secretaria competente, esclarecimentos sobre os motivos dos pedidos de isenção de IPTU, protocolados por beneficiários com situação econômica de baixa renda, ou comedidos de enfermidades, que antes eram isentos, e muitos assistidos pela assistência social do município, e hoje não mais, por exigir o valor venal do imóvel em R$ 150.000,00.

Projetos de Resolução

Altera o § 1º do artigo 194 da Resolução nº 003/2014 – Regimento Interno da Câmara Municipal de Paranavaí – PR.

Altera o § 1º e revoga o § 2º, ambos do art. 16 da Resolução nº 003, de 01 de agosto de 2014 – Regimento Interno da Câmara Municipal.

Projetos de Lei

Institui o pagamento instantâneo PIX como uma das formas de pagamento digital para quitação de débitos de natureza tributária e multas no Município de Paranavaí.

Requer ao Chefe do Poder Executivo, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, relativamente ao fechamento temporário da Unidade Básica de Saúde do Distrito de Piracema.

Inclui inciso LXVI ao art. 8º da Lei Municipal nº 4.724/2018 que institui o Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Paranavaí, para fim de instituir o “Dia e Semana do Advogado” e inclui o “Baile do Rubi” no Anexo Único da Lei Municipal nº 4.725/2018, que institui o Calendário Oficial de Eventos do Município de Paranavaí e dá outras providências.

Reserva vagas a afrodescendentes em concursos públicos.

Denomina de Rua LÍGIA MARIA DOS SANTOS NOGUEIRA, a Rua Projetada “E”, do Jardim Joelsa.

Denomina de Rua PIONEIRO APARECIDO BARBARESCO, a Rua Projetada “B”, do Jardim Joelsa.

Denomina a Farmácia Municipal de Rodrigo André Dal Ponte.

Denomina de Idalina Leonardo Sorde a Rua Projetada B, localizada no Jardim Millenium I.

Denomina a Quadra Esportiva “Arena Meu Campinho”, localizada no Estádio Municipal Dr. Waldemiro Wagner, de “ARENA JOAQUIM MÁRIO DE PAULA (JOAQUIM DE PAULA)”.

Inclui o inciso LIX no art. 8º da Lei Municipal n° 4.724/2018, que institui o Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município, para fim de instituir o “Dia do Atirador Desportivo” a ser comemorado no dia 09 de julho de cada ano.

Projetos de Emenda à Lei Orgânica

Altera os artigos 11 e 98-A da Lei Orgânica do Município de Paranavaí.

Altera o § 2º do art. 14 da Lei Orgânica do Município de Paranavaí.

Moções

Requerem seja consignado em Ata votos de profundo pesar pelo falecimento do Senhor Wallison Soares da Silva, ocorrido no dia 10 de junho do corrente ano.

Requerem seja consignado em Ata votos de profundo pesar pelo falecimento do Senhor Renan Augusto Teixeira, ocorrido no dia 09 de junho do corrente ano.

Requerem seja consignado em Ata votos de profundo pesar pelo falecimento do Senhor Lucas Barbosa Aguiar, ocorrido no dia 09 de junho do corrente ano.

Requerem seja consignado em Ata, moção de pesar pelo falecimento da Senhora Maria de Oliveira Azevedo, ocorrido no dia 02 de junho de 2024.

Requerem seja consignado em Ata, votos de profundo pesar pelo falecimento do Senhor GABRIEL ESPERIDIÃO YOUSSEFF, ocorrido no dia 29 de maio do corrente ano.

Requerem seja consignado em Ata, moção de pesar pelo falecimento do Senhor Benedito Borin Neto, pioneiro de Paranavaí.

Requerem à Mesa Diretora, o envio de Moção de Apoio ao Congresso Nacional, em razão do movimento ofensivo ao Conselho Federal de Medicina – CFM iniciado com a publicação da Resolução CFM nº 2.378/2024, que seja desagravado o referido Conselho e mantido em suas atribuições próprias.

Requerem seja consignado em Ata, votos de profundo pesar pelo falecimento do Jovem VALDEMAR MORAS DELATORRE FILHO, ocorrido no dia 14 de abril do presente ano.

Requerem seja consignado em Ata, moção de pesar pelo falecimento da Senhora SANTA ZOCCANTE CARDOSO, pioneira de Paranavaí.

Requerem seja consignado em Ata, moção de pesar pelo falecimento do Advogado, Doutor ALCINDO DE SOUZA FRANCO, ocorrido no dia 26 de março do corrente ano.

Indicações

Indica ao Prefeito Municipal, que determine ao setor competente, para que efetue estudos visando à possibilidade de criar um novo bolsão para aumento de vagas gratuitas de estacionamento para motocicletas na Praça Brasil, próximo ao DITRAN.

Indica ao Prefeito Municipal, que determine o reperfilamento asfáltico e realize outras melhorias necessárias na Rua Amazonas, no trecho compreendido entre a Avenida Rio Grande do Norte e a Rua Professora Enira Braga de Morais, laterais do Super Muffato, região central de Paranavaí.

Sugere à administração pública municipal, que adote providências visando à “correção nas placas indicativas destinadas exclusivamente a motocicletas para idosos”, em todas as vias públicas que possuam estacionamento próprios para estes veículos.

Indica ao Senhor Prefeito Municipal, que adote providências, com a urgência que lhe é inerente, visando à implantação de sistema de iluminação pública com lâmpadas do tipo LED, no trecho recém pavimentado da Rua Rio Grande do Sul, entre as Ruas João Bergamini e José Utrila Garcia, assim como, a implantação de sinalização viária vertical e horizontal.

Indica ao Prefeito Municipal, relativamente à Rua Tapejara, nº 373, esquina com a Rua José de Alencar, que determine a realização de serviços como: limpeza dos bueiros, que se encontram entupidos; conserto dos bueiros danificados e abertura de mais locais para escoamento de águas pluviais; implantação de sistema de drenagem para não ocorrer alagamentos no local, em decorrência das chuvas.

Sugere à administração pública municipal, que determine estudos visando à instalação de semáforo ou outro meio de controle de tráfego na Avenida Gabriel Esperidião, no cruzamento com a Avenida Mauá, no Jardim Morumbi.

Sugere à administração municipal que determine com Urgência que lhe é pertinente, providências cabíveis visando à limpeza e remoção dos entulhos existentes há meses na Rua Antônio Fachin (fundos da Escola Municipal Ilda Campano Santini), entre a Rua Francisco Isidoro de Oliveira e a Rua Pedro Rodrigues de Carvalho, em frente ao CMEI Nossa Senhora do Carmo e ao lado da UBS Geraldo Longo, no Jardim Maringá, tendo em vista que o local está se tornando ponto de descarte de entulhos, o que se agrava devido ao surto de dengue que vivemos no Município.

Sugere à administração pública municipal que estude a possibilidade de determinar a transformação da Rua Serafim Afonso Costa, entre a Rua Marechal Cândido Rondon e a Rua Amapá, em via de mão única.

Indica ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que determine estudos visando à implantação de faixa de segurança elevada para pedestres na Rua Rio Grande do Sul, defronte ao Centro Regional de Especialidades (CRE).

Indica ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que determine estudos visando à implantação de faixa de segurança elevada para pedestres na Avenida Presidente Tancredo Neves, nos dois sentidos da via, defronte à Unidade de Pronto Atendimento.

 PROPOSIÇÕES 2017 - 2020@
VER TODAS.