Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X

Nossa História

 
Criação do Município de Paranavaí

Antes de ser elevado a município Paranavaí fez parte das cidades de Tibagi (1897), Londrina (1934), Rolândia (1944), Apucarana (1944) e por fim através da promulgação da Lei Estadual nº 2, de 11 de outubro de 1947 foi Distrito de Mandaguari.
A criação do município de Paranavaí só foi realizada em 14 de novembro de 1951 com o desmembramento do Município de Mandaguari por meio da Lei Estadual n.º 790, sancionada pelo então governador Bento Munhoz da Rocha Neto.
No ano seguinte, em 14 de dezembro, foi estabelecida oficialmente a sede do município com a posse dos vereadores e a instalação da Câmara Municipal de Paranavaí.
Após o juramento dos primeiros vereadores eleitos e devidamente diplomados pela Justiça Eleitoral: Aldo Silva, Alcides Franco Godoy, Alfredo Loureiro Júnior, Bernando Brunstein, Domiciano Martins Corrêa, Durval Duraes, Ivo Carvalho Duarte e Vivaldo de Oliveira, além de Otacílio Brandão que não compareceu na posse, o prefeito eleito, Dr. José Vaz de Carvalho prestou juramento perante a primeira Câmara. 
A solenidade de posse aconteceu às 14 horas na sala de projeções do cinema local, Cine Theatro Paramounth, de propriedade de Manoel Paulino. 
A primeira legislatura foi eleita em 09 de novembro de 1952 e era composta por apenas um membro do Executivo (prefeito) e 9 vereadores. Só a partir da 3ª legislatura (1960-1964) que Paranavaí passou a ter na composição do Executivo a figura do vice-prefeito, sendo nesta época exercido por Antonio Silva Sobrinho.
Atualmente, na sua 17ª legislatura, Paranavaí é administrada pelo prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ) e a Câmara é composta por 10 parlamentares. São eles: Amarildo Geraldo Costa, Aparecida Silveira Gonçalves, Fernanda Zanatta, José Galvão, Josival Moreira da Silva, Leônidas Fávero Neto, Luís Paulo Hurtado, Maria Clara Gomes Ferreira Buarque, Roberto Cauneto Picoreli (Pó Royal), Zenaide Rosa Borges. 

 

 

 

Confira os principais acontecimentos nos primeiros anos de autonomia administrativa de Paranavaí:

  • Pela Lei Estadual nº 1.542 foi criada a Comarca de Paranavaí, solenemente instalada em 1º de março de 1954, tendo como primeiro Juiz Dr. Sinval Reis e  primeiro promotor Dr. Carlos Alberto Manita;
  • Foi criado o Ginásio Municipal, depois estadualizado;
  • No dia 23 de outubro de 1955 circulou a primeira edição do Jornal Diário do Noroeste, com o nome “O Noroeste”;
  • Em 1955 foi iniciado o combate a erosão urbana e em 1966 a administração municipal construiu em Paranavaí o primeiro asfalto do norte do Paraná;
  • Em 1966 Paranavaí recebeu o galardão de “um dos 5 municípios de maior progresso”, no concurso promovido pelo IBAM e Revista “O Cruzeiro”.