Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Paranavaí
 
No Legislativo, presidente do CMDM destaca ações no combate à violência doméstica
 
29/04/2021
Fonte: Secom CMP
Crédito:

Com a finalidade de falar sobre a violência doméstica, bem como dos trabalhos realizados pelas entidades, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e membro do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, professora Isabela Campoi esteve nesta segunda-feira, na Câmara Municipal de Paranavaí, a pedido do presidente Leônidas Fávero Neto.
“A violência contra as mulheres é uma das mais recorrentes violações dos Direitos Humanos no mundo. Estima-se que uma em cada três mulheres e meninas seja vítima de algum tipo de agressão. No caso do Brasil, somos o quinto país que mais comete violência contra as mulheres. Especificamente em Paranavaí, a violência contra as mulheres vem crescendo a cada ano. Em 2017, a Delegacia da Mulher contabilizou a média mensal de 74,5 ocorrências; em 2018 essa média foi para 87,5 registros; em 2019, as ocorrências atingiram a média de 103,8 casos e em 2020, os registros contabilizaram uma média de 84,7. Os números indicam que o contexto da pandemia agravou o acesso das mulheres aos registros de agressão”, explicou Isabela.
Em suas palavras, a presidente do CMDM destacou que para atenuar esta triste realidade, vários entidades têm realizado diversas ações, como o trabalho realizado pelo Núcleo Maria da Penha, Numape, projeto ligado à Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí, instituído em 2018, que conta com uma esquipe multidisciplinar para prestar apoio social, jurídico e psicológico às mulheres de baixa renda; citou a conquista de um veículo, por meio de articulações entre o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o Numape, a Delegacia da Mulher, o Ministério Público e o 8º Batalhão da Polícia Militar, destinado a atender com mais qualidade as mulheres que possuem medidas protetivas contra violência doméstica, a Patrulha Maria da Penha; falou sobre a atuação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher como articulador da “Rede de Atendimento e Enfrentamento à violência doméstica e familiar”, bem como das ações alinhadas as campanhas internacionais como os 21 dias de ativismo incentivada pela Organização da Nações Unidas, que já foram realizadas em 2019 e em 2020 no município.
“Trago um dado preocupante [...]: das 399 cidades do nosso estado, apenas 84 contavam com conselhos dos direitos da mulher em 2019... em 2020, esse número caiu para 55, ou seja, o Paraná perdeu 29 conselhos municipais da mulher. Certamente o contexto da pandemia contribuiu pra essa desmobilização. Mas Paranavaí não entrará nesta lista [...] o intuito do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Paranavaí é estimular esforços no combate às agressões, promover debates e denunciar as mazelas causadas pela violência contra mulheres e meninas nas mais diversas instâncias, além de conscientizar os homens que também são vítimas do machismo”, afirmou Isabela, e complementou: “nunca é demais o trabalho de conscientização desse problema, que é estrutural na sociedade brasileira. A violência contra mulheres e meninas é um problema de toda a sociedade... sociedade essa que deve se mobilizar e ser mobilizada ativamente”.
No próximo dia 12 de maio, acontece a assembleia para a eleição dos representantes da sociedade civil no conselho e o recebimento dos nomes indicados pelo Poder Executivo e Legislativo do município.
Na oportunidade, a vereadora Fernanda Zanatta, relatou da iniciativa juntamente com a professora Cida Gonçalves da indicação já apresentada para a criação da Casa da Mulher, um local para que estas mulheres vítimas de violência possam se abrigar com segurança, proposição apoiada por todos vereadores e o presidente da Câmara, Leônidas Fávero Neto parabenizou o esforço das entidades pela luta em prol do assunto e colocou a Casa de Leis à disposição, o que foi reforçado pelos vereadores José Galvão, professora Cida Gonçalves e Josival Moreira.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Câmara aprova proposta que obriga retirada de fios soltos nas vias públicas
» Vereadora tem mais uma indicação atendida
» Vereadora tem pedido atendido pela Ditran
» Centro do Autista ganha nome de Ubiratan Ângelo Fernandes
» Vereadora pede solução para fios soltos em vias públicas
» Estabelecimentos deverão adotar medidas protetivas às mulheres em situação de risco
VER TODAS