Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X

Vereador

 
Zenaide Borges

Mandato: 2021 - 2024

Cargo: Vereadora

E-mail: zenaide.borges@cmparanavai.pr.gov.br

Nome: Zenaide Rosa Borges
Data de Nascimento: 18/10/1961
Naturalidade: Paranavaí - PR
Grau de instrução: Médio 
Profissão: Servidora Pública Municipal
Partido: PP (Partido Progressista)
Votações: 1.330 votos (3,11%) em 2020; 2.011 votos (4,41%) em 2016 e 2.413 votos (5,19%) em 2012
Legislaturas: 2013/2016, 2017/2020 e 2021/2024
Gabinete: 8
Telefone: (44) 3421-4200 – Ramal 228

 

Empossada em 06/12/2021

 
 
 PROPOSIÇÕES 2021 - 2024
Indicação 039/2024
Moção de Aplauso 001/2024
Moção de Pesar 009/2024
Moção de Pesar 007/2024
Moção de Pesar 005/2024
Projeto de Lei 014/2024
Indicação 012/2024
Moção de Pesar 002/2024
Requerimento 007/2024
Moção de Pesar 001/2024
Requerimentos

Requer ao Chefe do Poder Executivo, informações para fins de esclarecimento público, se há estudos e previsão para o início das obras de remoção das 04 (quatro) rotatórias localizadas na Avenida Distrito Federal, entre as Ruas Pernambuco e António Felipe na região central da cidade, com a posterior instalação de semáforos naqueles locais, e, em caso positivo, decline a data prevista para essas obras, em caso negativo, decline os motivos.

Requerem ao Chefe do Poder Executivo e sua Secretaria competente, informações e esclarecimentos acerca do andamento das obras na Estrada Cristo Rei.

Requer ao Chefe do Poder Executivo, informações, para fins de esclarecimento público, relativamente às farmácias municipais situadas no Município de Paranavaí, se atualmente há falta de medicamentos, sobre tudo em relação aos fármacos de uso contínuo distribuídos na rede pública de saúde, vez que vários munícipes relataram não encontrar medicamentos desse tipo nas respectivas farmácias, e, em caso positivo, decline os motivos, assim como também, as ações que a Municipalidade tem adotado para resolver o problema.

Requerem ao Chefe do Poder Executivo e sua Secretaria competente, se existe estudos acerca da possibilidade de instalação de semáforo para pedestres em frente à UBS central, na Rua Ceará.

Requerem ao Chefe do Poder Executivo, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, os motivos pelos quais a execução do contrato destinado às obras de reforma do Terminal Rodoviário Aguilar Selhorst, encontram-se paradas, bem como, informe quais foram as penalidades impostas pelo Poder Executivo à empresa responsável pelas obras em questão, por ocasião da inexecução total do contrato.

Requerem à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Paranavaí, a constituição de Comissão Especial de Estudo denominada Frente Parlamentar Contra o Aborto e em Defesa da Vida.

Requerem ao Chefe do Poder Executivo e sua Secretaria competente, esclarecimentos sobre os motivos dos pedidos de isenção de IPTU, protocolados por beneficiários com situação econômica de baixa renda, ou comedidos de enfermidades, que antes eram isentos, e muitos assistidos pela assistência social do município, e hoje não mais, por exigir o valor venal do imóvel em R$ 150.000,00.

Requer ao Chefe do Poder Executivo, informações para fins de esclarecimento público, se há estudos e previsão para o início das obras de remoção das 3 (três) rotatórias localizadas na Avenida Distrito Federal, entre as Ruas Pernambuco e Antônio Felipe na região central da cidade, com a posterior instalação de semáforos naqueles locais. Em caso positivo, decline a data prevista para essas obras. Em caso negativo, decline os motivos.

Requerem a concessão do Diploma Negritude de Promoção da Igualdade Racial, conforme art. 1º, inciso I da Resolução nº 003/2020 da Câmara Municipal de Paranavaí, à Senhora Patrícia Paulino Graça e ao Senhor Vivaldo Gomes de Aguiar, Personalidades Negras que por sua história de vida valorizam a identidade da população afro-brasileira.

Requerem a concessão do Diploma Negritude de Promoção da Igualdade Racial, conforme art. 1º, inciso I da Resolução nº 003/2020 da Câmara Municipal de Paranavaí, à Senhora Salete Siqueira da Silva Sanitá e ao Senhor Jairo Estevão Venâncio, Personalidades Negras que por sua história de vida valorizam a identidade da população afro-brasileira.

Projetos de Resolução

Altera o § 1º do artigo 194 da Resolução nº 003/2014 – Regimento Interno da Câmara Municipal de Paranavaí – PR.

Altera o § 1º e revoga o § 2º, ambos do art. 16 da Resolução nº 003, de 01 de agosto de 2014 – Regimento Interno da Câmara Municipal.

Projetos de Lei

Institui o pagamento instantâneo PIX como uma das formas de pagamento digital para quitação de débitos de natureza tributária e multas no Município de Paranavaí.

Requer ao Chefe do Poder Executivo, que informe a esta Casa de Leis, para fins de esclarecimento público, relativamente ao fechamento temporário da Unidade Básica de Saúde do Distrito de Piracema.

Inclui inciso LXVI ao art. 8º da Lei Municipal nº 4.724/2018 que institui o Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Paranavaí, para fim de instituir o “Dia e Semana do Advogado” e inclui o “Baile do Rubi” no Anexo Único da Lei Municipal nº 4.725/2018, que institui o Calendário Oficial de Eventos do Município de Paranavaí e dá outras providências.

Reserva vagas a afrodescendentes em concursos públicos.

Denomina de Rua LÍGIA MARIA DOS SANTOS NOGUEIRA, a Rua Projetada “E”, do Jardim Joelsa.

Denomina de Rua PIONEIRO APARECIDO BARBARESCO, a Rua Projetada “B”, do Jardim Joelsa.

Denomina a Farmácia Municipal de Rodrigo André Dal Ponte.

Denomina de Idalina Leonardo Sorde a Rua Projetada B, localizada no Jardim Millenium I.

Denomina a Quadra Esportiva “Arena Meu Campinho”, localizada no Estádio Municipal Dr. Waldemiro Wagner, de “ARENA JOAQUIM MÁRIO DE PAULA (JOAQUIM DE PAULA)”.

Inclui o inciso LIX no art. 8º da Lei Municipal n° 4.724/2018, que institui o Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município, para fim de instituir o “Dia do Atirador Desportivo” a ser comemorado no dia 09 de julho de cada ano.

Projetos de Emenda à Lei Orgânica

Altera os artigos 11 e 98-A da Lei Orgânica do Município de Paranavaí.

Altera o § 2º do art. 14 da Lei Orgânica do Município de Paranavaí.

Moções

Requer seja consignado em Ata, Moção de Aplauso a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Paranavaí, pela comemoração dos seus 50 anos de fundação em Paranavaí, assim como, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

Requerem seja consignado em Ata, votos de profundo pesar pelo falecimento da Senhora Abid de Melo Gonçalves, ocorrido em 04 de fevereiro de 2024.

Requerem seja consignado em Ata, votos de profundo pesar pelo falecimento do Senhor Ivan Teotônio Botelho, ocorrido em 27 de fevereiro de 2024.

Requerem seja consignado em Ata, votos de profundo pesar pelo falecimento do Senhor João Domingos de Moraes, conhecido como João Barbeiro.

Requerem seja consignado em Ata, votos de pesar pelo falecimento do Senhor JÁBER FELLIPE, ocorrido no dia 14 de fevereiro de 2024.

Requerem seja consignado em Ata, votos de pesar pelo falecimento do Senhor JOÃO BATISTA BORGES, ocorrido no dia 29 de janeiro do corrente ano.

Requerem seja consignado em Ata, moção de pesar pelo falecimento do Ex-Vereador Walter Dos Reis, ocorrido no dia 28 de novembro de 2023.

Requerem seja consignado em Ata, moção de pesar pelo falecimento do Doutor José Carlos Penteado, ocorrido no dia 28 de novembro de 2023.

Requerem seja consignado em Ata, moção de pesar pelo falecimento de Dione Irene Lara Buarque, ocorrido no dia 28 de novembro de 2023.

Requerem seja consignado em Ata, moção de pesar pelo falecimento de Yuri Moreira da Silva, filho do Ex-Vereador Daniel Moreira da Silva, ocorrido no dia 19 de novembro de 2023.

Indicações

Sugere à administração municipal que determine com Urgência que lhe é pertinente, providências cabíveis visando à limpeza e remoção dos entulhos existentes há meses na Rua Antônio Fachin (fundos da Escola Municipal Ilda Campano Santini), entre a Rua Francisco Isidoro de Oliveira e a Rua Pedro Rodrigues de Carvalho, em frente ao CMEI Nossa Senhora do Carmo e ao lado da UBS Geraldo Longo, no Jardim Maringá, tendo em vista que o local está se tornando ponto de descarte de entulhos, o que se agrava devido ao surto de dengue que vivemos no Município.

Sugere à administração pública municipal que estude a possibilidade de determinar a transformação da Rua Serafim Afonso Costa, entre a Rua Marechal Cândido Rondon e a Rua Amapá, em via de mão única.

Indica ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que determine estudos visando à implantação de faixa de segurança elevada para pedestres na Rua Rio Grande do Sul, defronte ao Centro Regional de Especialidades (CRE).

Indica ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que determine estudos visando à implantação de faixa de segurança elevada para pedestres na Avenida Presidente Tancredo Neves, nos dois sentidos da via, defronte à Unidade de Pronto Atendimento.

Indicam ao Chefe do Poder Executivo e Secretaria competente, que estudem a possibilidade de ampliação de arborização e instalação de bancos e lixeiras no Cemitério Parque Recanto da Saudade.

Indica ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que realize estudos visando à reforma das calçadas ao redor do Cemitério Municipal Central.

Indica ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que estude a possibilidade de determinar a instalação de semáforo ou outro meio de controle de tráfego na Avenida Presidente Tancredo Neves, no cruzamento com as Ruas Guaporé e Amapá, no novo acesso ao Jardim Morumbi, considerando o grande fluxo de veículos no local e o grande risco de acidente.

Indica ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que realize estudos visando à implantação de sinalização de trânsito horizontal e vertical para o embarque e desembarque de alunos defronte à Escola de Música Conservatório Vitória, localizada na Avenida Distrito Federal, nº 155, centro.

Indica ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que determine a implantação de vagas de parada rápida (15 minutos) na Avenida Distrito Federal, junto a sede do estacionamento regulamentado “Pare Fácil” próximo ao Terminal Rodoviário Central.

Indica ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que estude a possibilidade de retirar a vaga de estacionamento exclusivo para ônibus localizado na lateral da UBS Centro, aumentando a vaga de parada rápida (15 minutos) para que os motoristas possam utilizar os serviços da DITRAN ou atendimento rápido da UBS.

 PROPOSIÇÕES 2017 - 2020
VER TODAS