Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Paranavaí
 
Legislativo Paranavaiense aprova novo piso salarial para Agentes de Saúde e de Endemias
 
02/08/2022
Fonte: Secom CMP
Crédito: Assessoria CMP

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS´s) e Agentes de Combate às Endemias (ACE´s) do Município de Paranavaí tiveram uma merecida conquista na noite desta segunda-feira (1º). 
Os vereadores aprovaram por unanimidade, em primeira discussão, o projeto de lei que estabelece novo piso salarial profissional, instituído pela Emenda Constitucional n.º 120/2022, que fixou o valor de dois salários mínimos, ou seja, R$ 2.424,00.
O piso inicial da categoria para 2022 estava fixado em R$ 1.707,48.
Os agentes comunitários de saúde são responsáveis por desenvolverem atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, enquanto que os agentes de combate às endemias promovem atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças, em prol das famílias e comunidades assistidas, dentro dos territórios de atuação.
Em Paranavaí serão 146 Agentes Comunitários de Saúde e 59 Agentes de Combate às Endemias contemplados com esta proposição que visa valorizar a categoria e consequentemente promover um melhor desempenho dos profissionais e melhor atendimento à população.  
“A história dos ACS´s e ACE´s inicia-se no final da década de 80, principalmente na Região Nordeste. Eram pessoas da própria comunidade, que conheciam a realidade de seus lugares e acabavam tendo um importante papel no combate e prevenção às doenças. Em 1991, o Ministério da Saúde oficializou a existência dos agentes comunitários”, contextualizou o presidente da Casa de Leis, Leônidas Fávero Neto.   
Os parlamentares também destacaram a luta, paciência e maestria no trabalho realizado pelos agentes. “Enfim, há o reconhecimento pleno da categoria. Quando se fala da conquista, vemos que finalmente o Brasil começa a entender a necessidade de investir nestas profissões. Vocês de fato mudam o perfil das enfermidades em Paranavaí e em todo país, contribuindo para um cenário menos dramático”, parabenizou Leônidas. 
A proposição volta a ser apreciada em plenário na próxima segunda-feira (8).  

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Vereadora homenageia bailarina Manuela Cardoso
» Vereador solicita instalação de semáforos na marginal da Avenida Heitor Alencar Furtado
» Proposta apresentada por vereador destina vagas de estacionamento para gestantes
» Vereadora tem pedido atendido
» Parlamentar solicita criação de salas sensoriais em Paranavaí
» Parlamentar sugere auxílio-transporte para servidores municipais
VER TODAS